quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Primeiro post

Olá, que a paz de Cristo esteja com vcs, e sejam bem vindos!!!
Eu jamais imaginaria criar um segundo blog, mas a vida docente anda agitada, muitas reflexões, questionamentos, dúvidas, inseguranças, enfim, quero muito dividir isso com as pessoas.
Na semana passada fiz um treinamento para um programa chamado Programa de Esporte e Lazer da cidade, e esse treinamento fez eu refletir e rever muitas coisas em minha vida profissional, especificamente nas minhas práticas docentes. E confesso, depois disso tudo e conhecendo um pouco a realidade dos alunos com quem trabalho agora, sinto uma revolta, uma raiva desse sistema que exclui muitas pessoas e que tenta incluir novamente através de modalidades como EJA ou Projeto Poronga. Vejam, não tenho nada contra o EJA, mas tenho sérias críticas a respeito de como ele é conduzido, o mesmo se aplica ao Poronga.
Na segunda-feira iniciei o ano letivo em uma escola na periferia de Rio Branco, vou chamá-la de escola "A". Eu estava apreensiva quanto aos alunos, caras fechadas, poucas palavras, eu tinha programado uma dinâmica para quebrar o gelo, mas por algum instante achei que não ia dar certo...Dezenove horas, e apenas uns gatos pingados na sala, mas decidi arriscar, eu tinha que saber o que se passa na cabeça deles. Comecei a dinâmica, notei um certo ar de "que besteira, ...coisa chata"...mas em poucos minutos eles já estavam interagindo entre si, mais soltos. Bom, foi legal, no proximo post conto com detalhes a dinâmica.
Bom vou nessa, depois escrevo mais!
Um fim de semana abençoado a todos!

Um comentário:

  1. Olá Cris,
    Gostei muito de suas idéias e seu jeito de ver o mundo.
    Quero lhe convidar a conhecer o Programa 5 Minutos de Valores Humanos para a Escola - é totalmente gratuito, as aulas já estão prontas (600 no total) e são de somente 5 minutos em média de duração. Minha mãe foi quem criou. Se lhe interessar, é uma forma de tentar mudar a visão e comportamento dessa nossa criançada tão alijada do que seja educação de berço...de valores humanos. Já quase 20.000 professores e pessoas ligadas à educação no Brasil e em alguns outros países interessaram-se. O endereço para informações e download: www.cincominutos.org
    Penso que você irá gostar e irá lhe ajudar.
    Grande abraço,
    Irene

    ResponderExcluir